Tudo que você precisa saber sobre como ser um representante comercial

A principal função do representante comercial é fazer a mediação das vendas.  Sendo assim, este profissional é um dos principais responsáveis por identificar as necessidades e dores de um cliente.

Além disso, por meio das informações coletadas com cada cliente, é possível oferecer o produto mais compatível com o seu perfil.

Desta maneira, neste texto, vamos abordar tudo que você precisa saber sobre ser um representante comercial. Confira!

Qual a função de um Representante Comercial?

De acordo com a Lei Nº 4.886/65, entende-se como representante comercial o profissional que faz a mediação da relação de compra com clientes, fornecedores e fabricantes. Realizando os pedidos de orçamentos, propostas e posteriormente a compra de produtos ou serviços.

 Afinal, este não é somente o nome de um cargo dentro de uma empresa?

Apesar de muitas pessoas possuírem esta dúvida, o representante comercial pode atuar como um profissional autônomo, trabalhando por conta própria.

Representante comercial autônomo

O representante comercial, que trabalha de forma autônoma, pode ser contratado por empresa como um profissional prestador de serviços.

Como determinado pela Lei, este profissional não possui relação de subordinação, nenhum chefe ou até mesmo relação com as empresas contratantes.

Outro ponto importante, os profissionais autônomos devem possuir um contrato que o formalize como um representante comercial, em que conste o seu registro no Conselho Regional de Representantes Comerciais (CORE). Além disso, também será preciso manter todas as suas obrigações sociais em dia.

Representante Comercial CLT

O trabalhador que atua na área de vendas, normalmente, é conhecido como vendedor. Este profissional possui um salário mensal fixo e recebe comissão sobre suas vendas. Além disso, possui carga horária a ser cumprida bem como metas e obrigações.

Desta maneira, o representante comercial é o profissional responsável pelas estratégias de vendas, plano de ações e marketing da empresa na qual ele é empregado.

Quais as principais responsabilidades do representante comercial?

Agora, que já entendemos como o representante comercial pode atuar e qual a sua função dentro de uma empresa, vamos abordar as principais responsabilidades no desempenho de sua função. Veja a seguir.

Elaborar propostas

Saber negociar é umas das maiores habilidades de um profissional que trabalha na área de vendas, porém isso não significa vender a todo custo ou tirar vantagens de seus clientes vendendo um produto pelo preço maior do que o proposto.

Um bom representante comercial sabe identificar quais são as necessidades, dores, preferências e demais informações que podem ser importantes para seus consumidores. E a partir destes dados, ele cria oportunidades de compra compatíveis com a realidade de cada um.

Identificar oportunidades e dominar estratégias de vendas

Além de saber o que o cliente busca, também é importante que o representante comercial esteja atento às demandas e acontecimentos do mercado.  Como, por exemplo, novas marcas ou até mesmo aumento da demanda por parte de clientes.

Compreender as principais estratégias comerciais e saber como implementá-las é fundamental para a identificação de oportunidades e criação de estratégias de vendas.

Atendimento de qualidade

Lembre-se: por melhor que seja o marketing e uma campanha de vendas, um produto não se vende sozinho.

Sendo assim, é preciso que tanto os vendedores como os representantes comerciais busquem estabelecer vínculos com seus clientes. Ou seja, é preciso ter foco no cliente, construindo um relacionamento que tenha como base a sua experiência comercial.

Gerenciar a carteira de clientes

 O representante comercial que atua de forma autônoma ou como funcionário de uma empresa, precisará lidar com carteiras de clientes exclusivas e às vezes até mais de uma.

E por isso, será preciso gerenciar sua carteira de clientes, a fim de manter contato constante com os mesmos, seja por meio de ligações telefônicas ou redes sociais.

Desta maneira, é possível se manter presente na vida dos clientes, sendo lembrado constantemente e, consequentemente, gerando novas oportunidades de vendas.

Prospectar clientes

Ter uma boa carteira de clientes, com qualidade, sempre irá auxiliar o representante comercial a gerar bons negócios.

Contudo, também é preciso fazer a prospecção de novos consumidores, a fim de aumentar o seu número de vendas e agregar novos clientes a sua carteira.

Isso acontece porque o profissional concentra o seu esforço em adquirir mais clientes e, consegue, por conseguinte aumentar o seu faturamento. Além disso, o processo de prospecção auxilia a minimizar o impacto da saída de eventuais clientes. 

Portanto, para que o representante comercial possa atingir bons resultados, será preciso explorar a gestão de vendas, mesmo que não haja vínculo empregatício com uma empresa.  Utilizando suas habilidades, análise estratégica, relacionamento interpessoal, dentre outras características que ajudam o profissional a otimizar as suas ações e obter melhores resultados.

Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para ler: Como utilizar a tecnologia na gestão das empresas, acesse nosso blog e ler mais artigos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo