Quando nos referimos à saúde financeira de uma empresa, existem diversos termos que cumprem um papel de suma importância, entre eles a geração de caixa.
Entretanto, é comum encontrar empresas que aplicam a geração de caixa de maneira equivocada, fazendo com que diversos erros sejam cometidos.
Acontece que este conceito é constantemente confundido com o que nós consideramos ser o lucro líquido de uma empresa. Tal erro pode, inclusive, acabar levando uma empresa à enfrentar o processo de falência.
Dessa maneira, se você, empreendedor, deseja saber mais sobre o que é a geração de caixa e como ela pode ser usada no seu negócio, leia o nosso artigo! Vamos?
Entendendo a geração de caixa
É dever de todo empreendedor adotar os cuidados necessários para que a sua empresa se mantenha em dia com todas as suas obrigações financeiras.
A má gestão financeira é um dos principais fatores que influenciam no processo de fechamento de uma empresa.
Dessa forma, é de extrema importância entender o que significa a geração de caixa e como ela pode influenciar na gestão financeira de um negócio.
Em primeiro lugar, a geração de caixa se apresenta como a capacidade que uma empresa tem de arcar com todas as suas despesas, o que inclui o pagamento de contas, impostos, folhas de pagamento e etc.
Ou seja, ela diz respeito à origem de todas as entradas e saídas financeiras que acontecem no dia a dia de uma empresa.
Sendo assim, a principal função da geração de caixa é fazer com que uma empresa, mesmo com todos os seus gastos e obrigações, se mantenha sempre com o caixa positivo.
Um negócio que se encontra no negativo pode vir a encontrar dificuldades com os seus pagamentos, podendo atrasá-los de maneira constante e, consequentemente, vir a quebrar.
Antes de entender mais sobre a geração de caixa, é fundamental entender a sua diferença para o lucro, uma vez que muitos empresários acabam confundindo os dois conceitos, bem como as suas aplicações.
O que é o lucro de uma empresa?
O lucro de uma empresa pode ser definido por meio de todo o valor ganho em uma transação comercial. Ou seja, todo o dinheiro obtido com a venda dos serviços e/ou produtos.
Já a geração de caixa se refere às condições que a mesma empresa têm de estar em dia com todos os seus pagamentos, mantendo assim o funcionamento de maneira regularizada.
Além disso, o segundo termo também atua na projeção de futuras despesas, possibilitando que ela possa fazer investimentos sem correr o risco de ficar endividada.
Acompanhe a geração de caixa da sua empresa
A fim de manter uma empresa financeiramente saudável e em dia com todas as suas obrigações, é indispensável acompanhar algumas métricas em seu dia a dia.
O acompanhamento das condições financeiras de uma empresa é fundamental para que ela não corra o risco de atrasar os seus pagamentos, fazer investimentos perigosos e ficar com uma grande quantidade de dívidas.
Dessa maneira, algumas das métricas precisam ser monitoradas pelos gestores de uma empresa, como:
- O número de vendas;
- A retenção de clientes e aquisição de novos;
- O fluxo de caixa futuro;
- A margem de contribuição.
Portanto, acompanhar, de maneira constante, as condições de uma empresa é de extrema importância para que ela se mantenha financeiramente estável.
Como melhorar a geração de caixa de uma empresa?
Assim como existem métricas para acompanhar a vida financeira de uma empresa, também existem algumas ações que podem melhorar a geração de caixa.
Dessa maneira, aplicá-las em seu negócio é essencial para preservar a saúde financeira, além de se manter em dia com as suas responsabilidades. Acompanhe a seguir algumas dicas de como melhorar a geração de caixa da sua empresa.
Controle o seu faturamento
Ter o controle sobre o faturamento da sua empresa é fundamental para que ela aumente o seu lucro, dessa maneira, otimizando a geração de caixa.
Desse modo, é extremamente necessário que todo empreendedor procure ter controle sobre o faturamento da sua empresa.
Consolide todos os empréstimos
Atualmente, muitos empresários, principalmente os pequenos e médios, acabam recorrendo à empréstimos sem ter controle sobre eles.
Sendo assim, é normal que eles acabem acumulando um grande número de dívidas e juros, prejudicando suas finanças.
Dessa forma, sempre que recorrer à um empréstimo é preciso buscar negociar com o seu banco a fim de solicitar uma condição que esteja de acordo com a realidade da sua empresa.
Ofereça oportunidades para seus clientes
É de suma importância oferecer oportunidades especiais para os seus clientes com o intuito de obter mais dinheiro antes que o mês feche.
Sendo assim, ofereça soluções para os seus clientes. Promoções e descontos, como a black friday ou semana do cliente, podem ser bastante assertivas.
Automatize seus processos
Por fim, é fundamental automatizar os seus processos como, por exemplo, o controle de estoque, o fluxo de caixa e o envio de documentos para uma contabilidade.
Em suma, podemos concluir que a geração de caixa é um conceito que influencia diretamente na saúde financeira de uma empresa.
Dessa forma, ela deve ser tratada com bastante seriedade, uma vez que pode resultar no crescimento ou no fechamento de uma empresa.
O que você achou do nosso conteúdo? Comente abaixo como ele foi útil para a sua empresa! Para continuar acompanhando mais informações e dicas empresariais, acesse o nosso blog e confira!
Aproveite e leia o nosso artigo sobre como uma contabilidade pode ser uma parceira na gestão de negócios.