Os 5 principais erros na apuração de impostos

Toda empresa precisa lidar, diariamente, com diversas obrigações de extrema importância. Algumas delas são mais simples, enquanto outras demandam um maior trabalho. Dentro da segunda opção, por exemplo, pode-se citar a apuração de impostos.

Independente do porte e do ramo de uma empresa, sendo ela grande ou pequena, estar em dia com as incumbências tributárias, fiscais e contábeis garante que ela esteja devidamente regularizada.

O problema é que a falta de informações e o desconhecimento sobre a apuração de impostos acaba levando a ocorrência de vários erros que podem ser evitados.

Sendo assim, é fundamental que todo empresário entenda como funciona o processo e quais são as principais falhas ao lidar com os impostos de uma empresa.

Entendendo a apuração de impostos

Todos nós pagamos, diariamente, uma enorme quantidade de impostos. Muitos, inclusive, acabam arcando sem ao menos ter o devido conhecimento sobre aquilo que está pagando.

Não é diferente no caso das empresas, uma vez que elas também precisam pagar uma grande quantidade de impostos. Desta forma, ter o conhecimento acerca de todos os compromissos tributários dentro de uma empresa é fundamental para um planejamento empresarial.

Muitas empresas, que já entenderam a importância da apuração de impostos, contam com profissionais especializados ou terceirizam o setor. Contudo, é de suma importância ressaltar que é uma das tarefas mais importantes de uma empresa.

Em suma, a apuração de impostos é um trabalho realizado dentro de uma empresa a fim de recolher, de maneira correta, todos os tributos de uma organização. Feito da maneira correta, o processo evita que a empresa seja prejudicada em diversos aspectos, como o pagamento de impostos em excesso.

Mesmo entendendo que estar no comando de uma empresa não é uma tarefa das mais fáceis, muitos empresários acabam cometendo erros neste processo.

Portanto, conheça agora os 5 erros mais comuns quando falamos em apurar os impostos de uma organização.

Leia mais: Como organizar a contabilidade da sua empresa?

Os 5 erros mais comuns da apuração de impostos?

Como dito, a apuração de impostos evita que uma empresa enfrente diversos problemas e faz com que ela atue sem nenhum impedimento no mercado.

Entendendo que existe uma grande quantidade de tributos e processos que precisam ser observados atentamente na empresa, cometer erros é mais do comum. Desta maneira, deve-se ter em mente quais são as principais falhas, a fim de evita-las. Conheça a seguir:

1. Não saber qual o regime tributário

É através o regime tributário que uma empresa tem conhecimento acerca de todos os tributos e impostos que ela deve pagar. Ele se apresenta como um conjunto de leis que dita qual será a forma de tributação daquele negócio.

As empresas optam entre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. A escolha deve ser feita com bastante atenção e de acordo com qual for o mais adequado para o seu negócio.

2. Apuração incorreta da base de cálculo

Trata-se de um processo muito importante na apuração de impostos. Isto porque cometer erros nos cálculos existentes pode fazer com que uma empresa pague para mais ou até mesmo para menos.

Desta forma, é de extrema importância se atentar aos cálculos feitos e também à legislação, responsável por regular o tributo que está sendo apurado.

3. Falta de conhecimento sobre a Legislação

É bastante comum que a legislação tributária sofra mudanças e atualizações com uma certa frequência. Sendo assim, quando uma empresa não se atenta à legislação, ela pode acabar não cumprindo com todas as suas obrigações.

4. Equipe desqualificada

Outro erro bastante comum na hora de fazer a apuração de impostos é não contar com profissionais especializados na área. Ter uma equipe qualificada é fundamental para ter o correto conhecimento sobre a Legislação, além de realizar todos os cálculos da forma devida.

Leia: Contabilidade como parceira na gestão de negócio

5. Não cumprimento de prazos

É fundamental que toda empresa tenha uma agenda tributária. Considerando a grande quantidade de impostos e compromissos, a falta de organização pode acabar comprometendo todo o processo de apuração de impostos.

Desta forma, é dever de todo empresário zelar pelo bom funcionamento da sua empresa. O que envolve a devida atenção e investimento em todos os setores e processos existentes na rotina do seu negócio.

É possível, inclusive, contratar um serviço especializado de uma contabilidade para a apuração de impostos do seu negócio e para demais serviços. Portanto, além de tornar o processo mais simples e com menos trabalho, você tem mais segurança ao deixá-la nas mãos de profissionais capacitados.

Para mais informações, dicas ou se deseja saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo