Realizar uma boa contabilidade vai além de criar planilhas de gestão. Esta é uma área fundamental para a saúde financeira da empresa. P
or ser uma atividade burocrática, muitos empreendedores apresentam dificuldades ao realizá-las e, no decorrer do dia a dia, acabam deixando de lado, tarefas que são de suma importância.
Ao abrir uma empresa, o dono enfrentará muitos desafios financeiros. Pensando nisso, abordaremos a seguir sete passos básicos que ajudarão a organização da contabilidade da sua empresa. Vamos lá!
1-Não misture despesas pessoais com despesas profissionais ou de sua empresa.
Este é o primeiro passo e um dos mais importante a ser tomado. Embora muitos empreendedores ainda pratiquem essa conduta, misturando os seus gastos pessoais, como combustível e despesas familiares, com as despesas da sua empresa, como o salário de funcionários, aluguel do imóvel, impostos, dentre outros.
O ideal e correto é que seja estipulado um pró-labore e criado uma conta para a Pessoa Física (PF), que possa suportar as despesas pessoais.
Por este motivo, se torna tão importante organizar as contas bancárias, de forma que empreendedor não confunda as suas despesas. Assim, resultando em um maior controle financeiro, quer seja da própria empresa quer seja de seus gastos pessoais.
2-Controle o fluxo de caixa
Contas podem acumular, planilhas podem ficar desatualizadas, orçamentos serem ignorados, clientes não receberem retorno e, quando o gestor menos esperar, ele já perdeu o controle de tudo.
Por este motivo, o controle da contabilidade e a gestão financeira da sua empresa deve ser feita diariamente.
É preciso fazer o registro e controlar todos os gastos com demandas como folha de pagamento, atendimentos, custos fixos, custos variáveis, reembolsos e despesas imprevistas. Levando em conta que todos os gastos, até mesmo os mais pequenos, devem ser contabilizados.
A fim de manter um fluxo de caixa organizado e sempre atualizado, o gestor pode contar com a ajuda de um profissional especializado em contabilidade para lhe dar apoio nesta hora.
3.Automatize processos
Para que uma empresa possa funcionar a pleno vapor, é preciso possuir um sistema operacional eficiente, que possibilite a automatização de processos e que faça o registro de todas as transações financeiras.
Deste modo, contribuindo para o aumento de produtividade de seus funcionários e/ou colaboradores, aumentando sua receita, como também auxiliando no atendimento ao cliente.
Além disso, não é preciso se preocupar com o elevado custo e complexidades destes sistemas, sendo possível encontrar softwares em nuvem, que possuem seu custo mais acessível e específicos para serem usados por diversos segmentos empresariais.
4-Faça a análise de seus números
Falamos anteriormente da importância de realizar todo registro dos gastos de sua empresa. Agora, vamos falar da importância de dedicar um tempo para a análise destas informações.
Ao fazer comparações entre suas receitas, despesas, custos e impostos, será possível identificar se sua empresa está apresentando bons resultados e, a partir disso, tomar novas decisões.
Caso precise, faça a contratação de uma contabilidade consultiva, para que ela possa realizar um balanço detalhado de sua empresa e indicar quais serão as melhores tomadas de decisões a serem realizadas com base em diminuir custos e aumentar os ganhos.
5-Faça o planejamento de compras
Também fazem parte da operação administrativa de uma empresa as compras de materiais de escritórios e materiais de consumo, bem como compras em geral de seu portfólio empresarial.
Assim, sendo preciso realizar um acompanhamento diário e planejado dessas compras, como realizar a negociação de prazo de pagamentos, cotação de preços e pesquisa de novos produtos e fornecedores.
6-Faça uma análise de viabilidade e lucro
Entender quais são os custos envolvidos na gestão de sua empresa se torna essencial para que seu negócio seja lucrativo ao longo do tempo. Questões como quais os serviços produtos mais rentáveis, quais procedimentos possuem mais custos e se eventuais convênios trabalhados estão sendo lucrativos para a sua empresa, devem ser analisadas periodicamente.
Busque analisar e pontuar cada uma destas áreas , a fim de manter o fluxo de caixa controlado e manter a contabilidade e a gestão financeira de forma saudável.
7-Escolher o melhor regime tributário
Um gestor de uma empresa não precisa saber tudo sobre tributação. Ele pode e deve contar com a ajuda de um contador especializado que poderá auxiliá-lo a identificar qual o melhor regime tributário a ser adotado, levando em conta as características de sua empresa.
Devido a legislação sofrer algumas mudanças constantes, é preciso que o regime tributário seja revisado de forma anual. Desta maneira, garantindo que a empresa esteja sempre no enquadramento tributário adequado e, com o resultado positivo, estando sempre em dia com o estado e pagando menos impostos.
Portanto, em busca do equilíbrio saudável para a gestão financeira de uma empresa, conte sempre com a ajuda de uma contabilidade experiente no mercado.
Conte com a Brancont para te auxiliar. Venha conversar com a nossa equipe!
“Estamos prontos para sermos o seu parceiro na busca pelas melhores práticas aplicadas nas soluções contábeis, fiscais e jurídicas.”
Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para ler: Como utilizar a tecnologia na gestão das empresas, acesse nosso blog e ler mais artigos como este.