Misturar as despesas pessoais com as despesas de sua empresa é um erro bastante comum entre os empresários donos de micro e pequenas empresas.
Contudo, esta confusão pode acabar causando sérios problemas financeiros e até trazer a falência do negócio.
Sendo assim, é preciso fazer uma boa gestão financeira que permita o crescimento saudável e organização das operações internas e ao fazer a correta separação de suas finanças pessoais das finanças da empresa, o empreendedor poderá compreender melhor a sua lucratividade.
Entenda como fazer uma correta separação de suas finanças pessoais das finanças da empresa. Confira!
Utilize contas separadas
Muitos empreendedores consigam administrar corretamente as suas finanças pessoais e as finanças de sua empresa utilizando uma única conta bancária. Entretanto, esta não é uma conduta correta.
Quando um empreendedor mistura as suas despesas pessoais com as despesas de sua empresa, ele não conseguirá compreender se está tendo lucro ou tendo prejuízo.
Veja a seguir, os principais motivos para utilizar contas bancárias individuais:
- Facilidade em identificar os seus lançamentos;
- Evitar confundir os gastos pessoais com os empresariais;
- Reduzir o risco de ausência de receita;
- Facilitar a comprovação de renda com a Receita Federal.
Otimize seu controle financeiro
Agora que você já entendeu a importância de utilizar contas bancária distintas, nosso próximo passo será identificar se sua empresa está sendo lucrativa ou não.
Desta forma, é preciso adotar um sistema de gestão financeira que permita a elaboração de relatórios detalhados sobre a movimentação de suas entradas e saídas durante determinado período.
Também será preciso otimizar o seu controle financeiro pessoal, a fim de manter sua vida financeira mais organizada e independente da empresa.
A partir o controle financeiros de suas finanças pessoais das finanças da empresa, será possível fazer um planejamento financeiro, alinhando objetivos a serem traçados a curto e longo prazo.
Descontrole financeiro pode forçar a dissolução da empresa
O descontrole financeiro poderá influenciar diretamente no crescimento de um negócio e a confusão entre a finanças pessoais das finanças da empresa contribui bastante para o aumento considerável deste problema.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade das empresas encerram suas atividades em menos de três anos por não saberem controlar as suas finanças de forma correta.
Determine um salário para você
Um dos maiores problemas, que levam muito empresário a misturarem as suas finanças, é o fato deles não receberam um salário que possa cobrir suas despesas.
Desta maneira, ele acaba fazendo grandes retiradas do caixa da empresa dificultando, assim, a entender o seu cenário econômico.
Portanto, é preciso estipular um valor de salário, conhecido como pró-labore, para o empreendedor e seus sócios, caso haja.
Para que possa ser compatível com a realidade financeira do empreendimento e também consiga reduzir as chances de misturar as suas finanças pessoais das finanças da empresa.
Faça uma gestão financeira pessoal
O profissional responsável pelo controle financeiro da empresa, também precisa estar atento a saúde financeira pessoal.
Quando mais organizado, for o controle de suas despesas pessoais, menores serão as suas chances de fazer grandes retiradas do caixa de sua empresa ou de misturar os seus gastos.
Desta maneira, podemos afirmar que a gestão financeira pessoal é um grande pré-requisito para que seu empreendimento tenha um bom controle financeiro.
Tenha uma reserva mensal
Devido às constantes variações e instabilidade do mercado financeiro, é preciso se preparar um valor de seu faturamento mensal e destiná-los para um fundo de reserva que possa garantir a sobrevivência da empresa, caso venha passar por momento de imprevistos ou incidentes.
Isso também vale para sua vida pessoal, fazer aquele “famoso pé de meia”, permite o sustento de sua família, caso a empresa passe por momentos de dificuldade financeira.
Use softwares de gestão empresarial
Um dos grandes erros cometidos, principalmente, pelas pequenas empresas é o fato de muitas de suas despesas pequenas, ficarem de fora de sua contabilidade.
Por exemplo, o empresário não inclui em sua planilha de gastos, aquele almoço com clientes ou a compra de envelopes pardos porque custa “somente” R$ 6,00.
Contudo, estes pequenos valores, a princípio, podem não ter muita relevância, porém no momento de fechar o balanço final, estes valores poderão se tornar uma soma significativa em seu faturamento mensal.
Desta forma, é preciso adotar um sistema de gestão financeira para sua empresa que permita uma visão geral de toda a sua movimentação financeira, minimizando, assim, as chances de erros na hora de preparar um planejamento
Conte com o auxílio de um profissional de contabilidade
Por último, mas não menos importante, outro erro comumente feito pelos pequenos empreendedores é não contratar um profissional da área de contabilidade que possa cuidar de todas as questões financeira e tributárias de seu negócio.
Conte com a Brancont para te auxiliar. Venha conversar com a nossa equipe!
Estamos prontos para sermos o seu parceiro na busca pelas melhores práticas aplicadas nas soluções contábeis, fiscais e jurídicas.
Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para ler: Como organizar a contabilidade da sua empresa? , acesse nosso blog e ler mais artigos como este.