erros-na-gestao-empresarial

Principais erros cometidos na gestão empresarial: Como evitar?

Existem alguns erros cometidos na gestão empresarial que podem colocar em risco toda a estrutura de um negócio.

Por diversos motivos, administrar uma empresa pode não ser uma tarefa prazerosa. Isso porque, devido o acumulo de suas responsabilidades, o empreendedor pode acabar deixando de lado a execução de algumas tarefas. 

Desse modo, como realizar uma gestão eficiente e não abrir margem para que erros comprometam a sua gestão? Em primeiro lugar, é preciso ficar atento.

Acompanhe nosso artigo a seguir e conheça quais são os principais erros cometidos na gestão empresarial.

Quais os erros cometidos na gestão empresarial?

O primeiro passo para uma gestão assertiva é o correto entendimento de quais são os erros cometidos na gestão empresarial.

Dessa maneira, separamos para você, empreendedor, uma lista dos principais erros que podem comprometer o seu negócio.

Conheça a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto tão relevante na gestão de uma empresa.

Ignorar as tendências e as preferências de consumo

Com a transformação digital, a dinâmica de mercado tem sofrido alterações, fazendo com que o mercado fique ainda mais competitivo.

Muitos empreendedores têm adotado sistemas de gestão como forma de automatizar suas tarefas e, assim, aumentar a produtividade em todos os setores de sua empresa. 

Dessa forma, ignorar as tendências de mercado pode ser considerado um dos principais erros cometidos na gestão empresarial.

Isso porque um potencial cliente não precisa se dirigir a uma empresa para obter informações sobre seus produtos. Tudo pode ser obtido por meio da internet. 

Dessa forma, imagine que um potencial cliente esteja buscando um serviço que você oferece, porém, sua empresa não possui um site.

Em contrapartida, o seu concorrente possui e será exatamente o site dele que aparecerá nos resultados de busca do potencial cliente.

Desse modo, é preciso considerar quais são principais tendências de consumo de seus clientes, identificando a sua demanda. Assim, é possível criar estratégias focadas na atração e retenção.

Não registrar movimentações

O segundo erro que iremos citar é recorrentemente cometido na gestão empresarial, principalmente pelos pequenos empresários. Estamos falando em não registrar a suas movimentações financeiras.

Sendo assim, como forma de evitar este que é um dos principais erros cometidos na gestão empresarial, o empreendedor deve adotar ferramentas que permitam um bom controle financeiro.

Misturar despesas pessoais com empresariais

Presente na lista dos principais erros cometidos na gestão empresarial cometido principalmente na gestão de micro e pequenas empresa, está a confusão causada pelas misturas das despesas pessoais com as empresárias.

Ao fazer isso, o empresário pode provocar prejuízos financeiros em sua empresa, além de dificultar a identificação de lucro.

Exatamente por este motivo, é crucial o uso de duas contas bancárias, sendo uma para o uso pessoal e outra para uso jurídico.

Além disso, também é possível estipular um valor fixo de pró-labore, tanto para o empreendedor como para seus sócios. 

Desatenção com responsabilidades fiscais

Independente de seu segmento, toda empresa possui responsabilidades legais, que podem ser de cunho fiscal, tributário ou trabalhista. 

Assim, ao ignorar o pagamento de tributações fiscais, o profissional pode acabar atraindo prejuízos financeiros a empresa. Uma vez que aplicação de sanções e multas pode acontecer de forma bastante rigorosa.

Dessa forma, a fim de evitar este que é um dos principais erros cometidos na gestão empresarial, é preciso se manter atento a cada movimentação e surgimento de novas regras que dizem respeito às áreas fiscais e tributárias.

Não realizar um demonstrativo de resultados

A falta de elaboração dos demonstrativos contábeis pode deixar uma empresa sem saber qual rumo e ações deve tomar. Isso porque este documento permite analisar os resultados de uma empresa alcançados nos últimos anos. 

Assim, se torna possível compreender se está obtendo retorno de investimento, gerando lucro ou prejuízo.

Entretanto, mais do que apontar os resultados, este documento também permite que o empreendedor identifique quais ações estão dando certo e quais não, podendo repetir o que está dando bons frutos e assim escalar seus resultados. 

Leia mais sobre: Seis dicas para diminuir legalmente o pagamento dos impostos.

Falta de conhecimento do custo de produtos

Dentre um dos principais desafios para empresários e gestores, está a correta precificação de produtos. 

Isso porque muitos aspectos podem influenciar na formação do preço, como: 

  • Impostos;
  • Aquisição de produtos;
  • Armazenamento;
  • Transporte.

Não utilizar um sistema de gestão financeira

Para concluir os principais erros cometidos na gestão empresarial, não poderíamos esquecer de falar da importância do controle do fluxo de caixa. 

Uma vez que o uso desta ferramenta garante a saúde financeira de toda a empresa. 

Desse modo, a fim de otimizar o controle de uma gestão, o empresário deve implementar em sua rotina um sistema de gestão financeira, capaz de apresentar soluções eficazes para seus processos. 

O que resulta assim no alcance de  melhores resultados em todas as áreas de sua empresa, como: controle de estoque, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, emissão de boletos e muitos mais.

Gostou do conteúdo? Confira todos os artigos em nosso blog. Leia mais em Contabilidade como parceira na gestão de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo