Nos últimos anos, o setor de prestação de serviços vem apresentando um significativo crescimento. Desse modo, este segmento é visto como uma excelente oportunidade de investimento.
De acordo com o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), em 2018, o setor de prestação de serviços representou cerca de 50% das empresas abertas em país.
Além disso, conforme o estudo feito anualmente pelo Sebrae, são áreas promissoras para abrir um novo negócio as áreas da saúde, de transporte e alimentação.
Confira nossas dicas a seguir de como empreender no setor de prestação de serviços.
Qual a importância da capacitação profissional antes de abrir uma empresa de prestação de serviços?
Ser dono de seu próprio negócio é um dos sonhos da grande maioria dos brasileiros.
No entanto, antes de abrir uma empresa, é preciso ter conhecimento técnico de mercado, economia e etc, que vão além da experiência profissional.
Sendo assim, o primeiro passo a ser dado por quem deseja empreender no setor da prestação de serviços é buscar qualificação e também se manter constantemente atualizado das técnicas mais utilizadas em sua profissão.
Desse modo, o profissional estará se preparando para as diversas demandas que podem surgir, como também estará contribuindo no aumento da geração de valor de serviços.
Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre como ser um representante comercial
Contrato de prestação de serviços e sua importância
Ao empreender no setor da prestação de serviços, é preciso que o profissional mantenha sempre atento a formalização de sua atividade, especialmente no que diz respeito a qualidade de atendimento e relacionamento com clientes.
Isto a fim de manter a oferta de seus os seus serviços segura, sem que seja comprometido a sua entrega e recebimento.
Dessa maneira, é essencial que o empreendedor busque apoio de um advogado, que o possa orientar sobre a elaboração das cláusulas de seu contrato.
Desse modo, é possível evitar certos prejuízos financeiros, como por exemplo a falta de pagamento por parte dos clientes.
Além disso, mediante a assinatura das partes representadas, é possível assegurar que o consumidor receba o serviço adquirido.
Aprenda conosco: Contabilidade como parceira na gestão de negócio.
Modelo de negócios promissores para a prestação de serviços
Veja a seguir quais são os modelos de negócios promissores no setor da prestação de serviços:
Atendimento em domicílio
A procura por profissionais que atendem em domicílio vem crescendo nos últimos anos.
Desse modo, esta é uma excelente oportunidade para profissionais prestadores de serviços que trabalham com consertos em geral, limpeza, estética e beleza, manutenção de eletrodomésticos, eletrônicos e etc.
Prestação de serviço às empresas
Outra opção bastante promissora para os prestadores de serviços, é a possibilidade de ofertar os seus serviços para empresa como uma pessoa jurídica.
Desse modo, é preciso obter um CNPJ. Sua solicitação pode ser feita por meio do site da Receita Federal, de forma online.
Além disso, ao regularizar o exercício de sua atividade, também se torna possível fazer a emissão de notas fiscais.
É o que amplia as chances do profissional prestador de serviços trabalhar com representação de vendas, entrega de mercadorias e consultorias.
Saúde, transporte e educação
Empreender no setor de prestação de serviços apresenta inúmeras possibilidades, estando entre elas chance de atuar na área da saúde, com transporte e também educação.
A procura por cursos e materiais educativos oferecidos de forma online tem sido grande nos últimos anos.
Desse modo, é possível trabalhar com a criação de cursos básicos, de qualificações profissionais oferecidas a empresas, dentre outros.
Uma segunda oportunidade de empreender é no setor de transportes, podendo trabalhar desde os aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e Pop como também no transporte escolar e de cargas.
Enquanto o setor da saúde, é possível empreender na abertura de clínicas médicas, consultórios odontológicos, realização de exames, atendimento especializado e etc.
Leia mais sobre: Finanças pessoais X Finanças da empresa: Como fazer uma correta separação?
Resolver problemas é o melhor caminho
Por fim, seja atuando no setor da saúde, transporte, informática, estética ou terceirizando serviços para uma empresa, todo profissional prestador de serviços, com ou sem CNPJ, estará utilizando o seu conhecimento em prol de resolver problemas de outras pessoas.
Portanto, é de fundamental importância compreender dois pontos cruciais na realização de serviços.
O primeiro é buscar estar sempre atualizado quanto as demandas de mercado. Por este motivo, se manter qualificado se tornar um fator de extrema importância.
Já o segundo é buscar apresentar ao mercado um diferencial, um serviço que além de qualidade tenha uma solução para as demandas de seus clientes.
Tendo em mente a importância deste dois pontos, se torna mais fácil criar oportunidades no mercado para seu negócio.
Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para ler: Como organizar a contabilidade da sua empresa? , acesse nosso blog e ler mais artigos como este.