Reestruturar os processos de uma empresa é uma atividade bastante complexa, para grande maioria dos empreendedores. Não é diferente na reestruturação financeira.
Desse modo, quando um empreendimento está enfrentando períodos de instabilidade, é preciso fazer uma avaliação completa para identificar a necessidade de realizar uma reestruturação financeira.
Os problemas encontrados podem estar desde o modelo de negócio, como também no modo no qual a empresa está sendo gerida.
Portanto, entenda a seguir o que é a reestruturação financeira e como ela pode ajudar a salvar sua empresa.
Diagnóstico
A grande maioria dos negócios não entra em crise do dia para noite. Os problemas financeiros foram aparecendo aos poucos, porém só foram identificados após seu acúmulo.
Desse modo, para que soluções sejam aplicadas de forma mais efetiva e eficaz, é preciso realizar o acompanhamento periódico de suas operações.
Além disso, é de extrema importância que um profundo diagnóstico seja feito. Sendo assim, são problemas comuns de serem identificados:
- As vendas vêm caindo mês a mês;
- Os lucros desaparecem e o caixa começa a fechar no vermelho;
- Começa a faltar dinheiro com frequência para realizar o pagamento de salários de seus funcionários ou mesmo para as retiradas legais estabelecidas;
- A empresa começa a atrasar boletos de fornecedores;
- Falta de controle sobre a apuração dos resultados financeiros .
Sendo assim, não é incomum encontrarmos empresas que, mesmo apresentando um bom volume em vendas, enfrentam períodos de dificuldades financeiras.
Geralmente isso ocorre por problemas de falha em suas operações, que podem ser corrigidos por meio da reestruturação financeira.
Leia mais sobre: Como utilizar a tecnologia na gestão das empresas
Planejamento estratégico para reestruturação financeira
Caso a sua empresa ainda não possua um planejamento estratégico desenvolvido por um profissional específico para o seu modelo de negócios, este é o momento de correr atrás e elaborar o seu.
Durante o desenvolvimento de um planejamento estratégico, serão avaliados diversos aspectos que vão além dos fatores financeiros.
Neste importante documento também será definido o rumo que o empreendimento irá tomar, metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, bem como estratégias de crescimento.
Entretanto, durante a sua elaboração, é preciso o desenvolvimento de dois tópicos principais, são eles:
- Autoconhecimento: esse importante fator permitirá entender quais as razões de um negócio que levaram a situação atual;
- Definição de metas: responsável por direcionar toda as estratégias e auxiliar os gestores a revisarem suas ações financeiras.
Aproveite para ler também: Como organizar a contabilidade da sua empresa?
Plano financeiro
A criação de um plano financeiro é uma das principais etapas do processo de reestruturação financeira. Por meio dele, é possível revisar e otimizar o atual modelo de negócios, tendo como foco principal uma análise dos custos operacionais.
Sendo assim, um plano financeiro bem elaborado deverá levar em consideração os seguintes critérios:
- Revisão e redução de custos operacionais;
- Revisão dos preços de venda;
- Análise do fluxo de caixa;
- Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE);
- Entender o modelo tributário
- Processo de aprendizagem.
Portanto, qualquer momento pode ser o momento certo de reestruturar financeiramente uma empresa.
Principalmente se este processo for feito antes de os problemas financeiros de um empreendimento se agravarem, complicando ainda mais o período de recuperação, podendo até causar danos a credibilidade de uma marca no mercado.
Assim, contar com o apoio de um profissional especializado que possa se responsabilizar pelo processo de reestruturação financeira de sua empresa é crucial para o seu desenvolvimento.
Que tal compartilhar conosco suas dúvidas em relação a este tema? Tem alguma dica especial? Deixe seu comentário no campo a seguir.
Conte com a Brancont para te auxiliar. Venha conversar com a nossa equipe!
Estamos prontos para sermos o seu parceiro na busca pelas melhores práticas aplicadas nas soluções contábeis, fiscais e jurídicas.
Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para ler: Finanças pessoais X Finanças da empresa: Como fazer uma correta separação?
Acesse nosso blog e ler mais artigos como este.