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Fatores essenciais para a precificação correta do seu comércio

Dentre todos os fatores que determinam a saúde financeira e o crescimento de uma empresa, definir a precificação correta dos serviços e produtos requer uma atenção especial por parte de todos os empresários.

Não ter o conhecimento acerca de quanto vale o seu comércio é um dos pontos que podem gerar graves problemas na gestão financeira de um negócio.

Sendo assim, é de extrema importância se atentar à correta precificação dos serviços da sua empresa.

E não pense que estamos falando de uma tarefa simples. Tal definição envolve muito estudo acerca de todos os aspectos que cercam o seu negócio.

Para ter certeza da precificação correta do seu comércio, separamos alguns fatores que influenciam diretamente nesta decisão. Entenda tudo sobre este assunto agora.

Precificação correta para o seu negócio

Entende-se, popularmente, como precificação o ato de definir um preço para um serviço ou produto.

Entretanto, quando falamos no sentido empresarial, o termo toma proporções que vão muito além do seu significado.

A precificação de um comércio diz respeito à uma estratégia que envolve um profundo estudo acerca do mercado de atuação, dos consumidores, concorrentes e até mesmo fornecedores.

Ou seja, tanto os fatores externos quanto os internos de uma empresa precisam ser avaliados para se chegar em uma definição.

É preciso entender que é a precificação é o que vai cobrir todos os gastos dentro da empresa e, desta forma, gerar lucro também.

Portanto, definir qual a precificação correta para o seu negócio está diretamente ligada à dois termos, preço e valor. Vamos entender um pouco sobre os dois.

Preço x valor

Antes de aprofundar nos fatores essenciais na definição de uma precificação, devemos saber a real diferença entre preço e valor.

Preço diz respeito a todos os recursos que um consumidor coloca à disposição para gastar ao comprar um produto ou serviço.

Ou seja, a quantidade de dinheiro que ele estaria disposto a investir no momento de compra, o que incluí o próprio produto, seu deslocamento e, em alguns casos, a entrega.

Desta maneira, o preço é um fator focado único e exclusivamente em gerar lucro para o seu negócio.

Já o valor se apresenta como a relação entre o custo de um produto ou serviço e os seus benefícios. O que isto significa? Que não importa a qualidade do seu produto se ele não apresenta benefícios para o consumidor.

Sendo assim, independentemente do preço do seu produto ou serviço, ele perde o seu valor.

É de extrema importância que todo empresário saiba como agregar valor aos seus serviços e produtos.

Tal prática acaba gerando inúmeras vantagens para um negócio e pode se tornar um fator fundamental para o seu crescimento.

O que nos faz concluir que a precificação correta do seu comércio precisa estar alinhada com o preço e com o valor dos serviços que tal negócio está oferecendo.

Após entender tal relação, você estará pronto para fazer a definição.

Como a precificação contribui com o meu negócio?

Definir a precificação do seus produtos e serviços pode alavancar o faturamento de uma empresa ou gerar prejuízos.

Ou seja, é um fator determinante tanto para o crescimento quanto para o fracasso de um negócio.

Dentre as principais vantagens encontradas na precificação, nós podemos citar as seguintes:

  • Aumenta o lucro de um negócio;
  • Garante a sobrevivência e impulsiona o crescimento;
  • Gera um alto nível de satisfação por parte do consumidor;
  • Ajuda a definir e fidelizar o seu público-alvo;
  • Diminui os riscos de uma empresa;

Como você pode perceber, a precificação tem uma importância acima da média na saúde de uma empresa. Contudo, quais são os passos para chegar na sua definição? Vamos conhecer agora os principais fatores que influenciam nesta decisão.

Definindo a precificação correta de um comércio

Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração quando o assunto é a precificação correta de um comércio.

A definição correta garante que o seu negócio esteja à frente dos seus concorrentes e ajuda tanto a fidelizar clientes quanto captar novos. Portanto, é fundamental que buscar métodos que influenciem em uma tomada de decisão assertiva. Conheça alguns deles:

1. Markup

O Markup é um termo que se refere ao cálculo que apresenta todos os custos envolvidos na produção de um produto ou serviço.

A partir deste cálculo, o empresário consegue definir uma precificação que cobre todas as despesas e ainda proporcione todo o lucro desejado.

2. Pesquisa de mercado

É de extrema importância que toda empresa que deseja definir uma precificação conheça o seu mercado e os seus concorrentes.

Desta forma, é necessário manter os seus produtos ou serviços de acordo com as expectativas do mercado.

3. Valor atribuído do cliente

No final das contas, quem realmente define o preço de um produto ou serviço é o próprio mercado.

Barato, na média ou caro, é o cliente que define se vale a pena ou não fazer um investimento.

Isto significa que, a partir da pesquisa feita do seu mercado e do seu cliente, você consegue perceber qual preço vale mais a pena. O seu cliente atribui valor ao seu produto? Se sim, é sinal de que você acertou na precificação.

A precificação do seu comércio está de acordo com as suas expectativas? Se você tem dúvidas quanto a isso, talvez seja a hora de repensar acerca deste assunto.

Nestes casos, um serviço de contabilidade é fundamental para auxiliar em todos os processos do seu negócio

Caso deseje mais informações sobre os nossos serviços e como eles podem te ajudar, entre em contato conosco!

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